sábado, 21 de agosto de 2010

Mulher ocidental versus mulher mulçumana

Quando se fala em islãmismo o que vem mais a tona no imáginário dos ocidentais é a situação da mulher no islã. Geralmente nós ocidentais vimos tal situação com bastante préconceito, colocando a cultura islãmica como atrasada. Do outro lada os mulçumanos também se encomodam com a generalização que sofrem, e muitas mulheres dessa religião se sentem ofendidas quando dissemos que o véu é uma forma de opressão.
Vejo alguns blogs no qual mulçumanos e mulçumanas por meio de argumentos inteligentes mostram que a situação da mulher no islão não é tao deplorável e nem tão ruim quanto imaginamos, porém fico um tanto indignada quando esses religiosos tentando acabar com o preconceito que sofrem acabam por criar outro. Outro dia vi uma postagem em um blog mulçumano que justifica o véu (http://mulhernoislam.blogspot.com/search/label/Hijab), porém notei fortes traços de preconceito em questão de roupa. A blogueira praticamente disse que a roupa fala sobre o caráter da pessoa, e que a mulher estrupada é culpada de seu destino, ao disser que quem se afasta do véu está vulnerável a esse tipo de crime.
Notei uma certa arrogância. Ela no blog justifica que as mulçumanas não são submissas aos homens, e sim a Deus. (Convenhamos pessoal, não podemos generalizar, mas existem países islãmicos que a mulher tem desfantagens em relação ao homem, por exemplo na Arábia Saudita estão proibidas de dirigir. A blogueira justifica que nós ocidentais nos iludimos, pois se não somos submissas aos homens somos submissas a beleza.
Conheço muitas garotas que são sim submissas a estética e acho triste. Mas eu não sou, e conheço várias que não são. E a mulher que gosta de esbanjar sua beleza por aí não é inferior a que guarda sua beleza para seu maridinho. A mulher que se cobre não é mais pura e mais casta. O que me garante que a mulher mulçumana não tenha também sentimentos negativos, medos, inseguranças? Heim

Nenhum comentário: